
Mateus 18:23 a 35
Como queremos o Reino de Deus sem perdão?
A palavra para o Reino é arrependimento, perdão de pecados. João Batista anunciava o Reino de Deus pelo arrependimento
Os evangelhos falam sobre o Reino de Deus, que é pregar o arrependimento, curar os enfermos e libertar os cativos. Tudo isso está ligado a liberação de perdão, ao perdão dos pecados, pois somos libertos pelo perdão de Deus na cruz.
Vejamos alguns pontos:
Jesus mostrou na parábola de Mateus 18, como não perdoar pode restringir o que Deus faria nos outros. – o outro servo ainda estava na prisão ao final da história, revelando o poder do não perdoar, de “ligar” circunstâncias ao nível indesejável de um problema perpétuo > a prisão com os atormentadores, os verdugos.
Jesus nos ensina como o espírito do não perdoar (os atormentadores) exige seus tributos em nosso corpo, mente e emoção.
Cada pessoa do Reino é advertida a sustentar um coração perdoador em relação a todas as outras pessoas. Os privilégios e poder do Reino não devem ser mal administrados. O poder do “ligar” do não perdoar é potencialmente perigoso para qualquer um de nós.
Deus sempre nos leva para onde pecamos para que possamos nos reconciliar.
Ex: Moisés pecou no Egito com o assasinato e depois de 40 anos Deus o levou novamente para o Egito para confrontar o seu pecado e se reconciliar.
Ex: da parábola servo e conservo na prisão juntos para se reconciliarem.
Deus nos dá essas oportunidades para nós nos reconciliarmos, para que o perdão seja liberado e possamos ser curados e fechadas as brechas que os verdugos, ou seja, os demônios ajam.
A díviva impagável de nossas vidas Jesus pagou por nós. Como podemos não perdoar nossos irmãos?
Pela falta de perdão a opressão vem a mim e a pessoa a quem não perdoei também. Podemos identificar isso na parábola pois tanto o servo como o conservo acabaram na prisão, junto com os opressores os afligindo.
Temos que acabar com a história que vem sendo contada e que acreditamos muitas vezes, de que o tempo perdoa.
O Tempo não traz liberação de perdão!
Perdão não é um sentimento é uma atitude!
O perdão é um ato legal, jurídico, ato de soltura. Não tem nada a ver com sentimento e sim com o ato de pagar a divida com o crédito da cruz.
Em Romanos 5:5 lemos “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Com isso entendemos que nas áreas de nossa vida em que o Espírito Santo está governando e Jesus é Senhor,onde Deus se manifesta, Ele derrama todo amor necessário para nossas vidas.
Mas se eu estou em desobediência pela falta de perdão, o Espírito Santo não pode agir, não tem como gerar amor.
É preciso perdoar para criar o campo da obediência, apesar da amargura, dos meus sentimentos, aí sim o Espírito Santo pode agir e gerar amor gradativamente, pois o amor é fruto do Espírito Santo.
II Cor 2:5 a 11 “Se não perdoarmos uns aos outros satanás leva vantagem sobre nós em suas maquinações, paralizando o corpo, provocando ressentimentos entre o corpo, podendo entrar e agir com influências pela brecha aberta.”
Deus quer nos curar de nossas feridas, pois assim poderemos ser filhos cada vez mais parecidos com Jesus, mas sem perdão, não temos comunhão com Deus.
O diabo tenta nos deixar imóveis nos acusando pelo que fizemos ou deixamos de fazer, como o servo e o conservo na prisão. Mas Deus mesmo em suas correções quer nos mostrar que podemos ser restaurados e curados.
Quando na parábola o rei mandou o servo junto para a prisão com o conservo, entendemos que foi um ato de misericórdia para com o servo, parafraseando o rei fez isso a fim de que estando o servo na mesma situação de seu conservo, o servo revisse suas atitudes e perdoasse o conservo, assim o mesmo seria liberto das ligaduras de opressão e dos verdugos que o atormentavam. Entendendo o rei também perdoaria o servo, pois só o prendeu para que o mesmo reconhece seu erro.
Que essa reflexão possa te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância do perdão, assim como estou aprendendo. Pois o perdão é uma atitude, eu decido perdoar, aí Deus pode vir e ministrar em mim para que haja cura.
Que possamos entender isso como Filhos de Deus, para que o Reino de Deus seja estabelecido aqui na Terra.
Deus abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário